Gabarito - Atividade 1
Caros leitores,
Parabéns pela participação no site e pelas ótimas colocações e análises da publicidade.
Para maior enriquecimento, faço uma análise mais estruturada da peça publicitária. Trata-se de um anúncio da empresa Intel. A parte textual do anúncio é constituída pelo seguinte título: NÃO É VOCÊ QUE TEM QUE SE ADAPTAR AO SEU COMPUTADOR, MAS SIM ELE A VOCÊ.
Analisando a peça, encontramos a frase: não é você que tem que se adaptar ao seu computador, uma contradição explícita em relação a frase que se segue: mas sim ele a você. Tem-se o ato refutativo constituido de forma expressa, ou seja, a conjunção "mas" faz a recusa (refuta) a ideia expressa anteriormente.
O enunciador desconstrói a ideia, criada pelo senso comum, de que o leitor tem a necessidade de adaptação ao computador e constrói a ideia, de que o leitor está acima disso. O computador é que deve adaptar-se. Para conseguir isso, basta que o computador tenha o processador da Intel.
A propaganda utiliza um recurso visual que reforça a refutação, temos um usuário de computador apoiado nos braços com os pés para cima. Uma posição desconfortável, para conseguir visualizar a tela do computador. Com isso, o interlocutor constata que não é confortável e nem prático adaptar-se ao computador e para conseguir o conforto necessário o interlocutor deverá adquirir um computador com o processador Intel.
0 comentários:
Postar um comentário