Produção textual - Ambiguidade
Ambiguidade é o termo que empregamos para definir as mensagens que têm mais de um sentido. Algumas construções ambíguas podem provocar a perda de clareza da frase.
Observe como foi escrita a manchete de uma notícia:
Pais reencontram filho roubado em hospital.
O Estado de S. Paulo, 22 jan. 2004. Cidades, p. C6
É possível atribuir dois sentidos a frase:
a) Os pais encontraram num hospital o filho que foi roubado ( o filho pode ter sido roubado em qualquer local e foi reencontrado no hospital).
b) Os pais encontraram o filho que foi roubado no hospital (o filho foi roubado no hospital e os pais o reencontraram, em um lugar não especificado).
A informação logo abaixo da manchete indica o sentido correto: Filipe foi levado com 3 dias de vida, em 2001.
Para que não houvesse ambiguidade a frase poderia ser reescrita da seguinte forma:
Filho roubado em hospital foi reencontrado pelos pais.
0 comentários:
Postar um comentário