Seja bem-vindo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Anúncio Publicitário

           
            Anúncio Publicitário é um texto persuasivo composto de texto verbal e imagem, cuja finalidade é promover um produto e estimular sua venda ou aceitação.

            Um anúncio precisa ser envolvente, criativo e inteligente para despertar o interesse do leitor.

            O texto dos anúncios, em geral, é persuasivo, isto é, os verbos são empregados no imperativo, ou ainda no infinitivo (uma maneira menos direta de dar ordens), sempre com o objetivo de convencer o consumidor a comprar o produto.

            Para convencer os leitor, a publicidade ou propaganda usa esquemas básicos,  estratégias de convencimento, a fim de obter o convencimento pretendido, conforme segue:

a)    o uso de estereótipos – esquemas e fórmulas já consagradas. Tem-se como exemplo uma pessoa bem vestida e de boa aparência, induzindo à ideia de pessoa bem sucedida e de modelo a ser seguido. Aparecem também estereótipos linguísticos escolhidos para persuadir. Por exemplo: “ Povo unido, jamais será vencido” ou “ Mês de maio, mês das mães” . A característica maior do estereótipo é não permitir perguntas, visto ser como uma verdade conhecida; 

b)    a criação de inimigos – neste caso, o discurso autoritário persuasivo cria inimigos mais ou menos imagináveis. Temos exemplos nos comerciais de produtos de limpeza ou germicidas, que colocam como inimigos os germes ou fungos, ou mesmo nos comerciais de sabão em pó, que vêem na sujeira o inimigo oculto. Pode também aparecer como inimigo um produto concorrente. É o caso dos comerciais de produtos ou propagandas políticas que se referem a algo ou alguém como ruim ou desonesto; 

c)    o apelo à autoridade – apelo à fala ou procedimentos de especialistas em determinados assuntos , por exemplo, do dentista que afirma que determinada pasta de dente é melhor do que as outras, porque possui determinados componentes que combatem a cárie e o tártaro, ou do atleta que usa determinado tênis, porque é mais resistente e possui amortecedores que protegem o tornozelo e o pé; 

d)    a afirmação ou repetição – sabe-se que a vacilação é inimiga da persuasão. Então, usa-se a certeza em forma de imperativo para não deixar dúvidas. Os verbos têm o poder de conduzir a vontade do receptor. Temos exemplos nas afirmações: “Use OMO”, “ Compre sempre sandálias havaianas”.

e)    estranhamento – pelo estranhamento o anúncio choca o leitor que presta atenção na propaganda e fixa o produto;

f)    o apelo à emoções e sentimentos – apelo à emoções e sentimentos dos leitores, por exemplo, a imagem de crianças felizes e sorridentes se divertindo, para promover as férias em um determinado hotel.  Os pais, vendo a imagem publicitária, vão associar a felicidade das crianças com a que seus filhos podem sentir, se forem passar as férias naquele local.






0 comentários:

Postar um comentário

  ©Linguagem sem fronteiras - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo